quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Evolução e traço

Bom, primeiramente gostaria de mostrar este desenho:




Pelos meus registros este é um dos desenhos mais antigos que eu possuo que é por volta de 2005 e eu sempre quis fazer uma releitura deste desenho pra fazer a comparação com minha evolução e meu atual estágio de desenho, este é um desenho simples, finalizado na caneta nanquim e só!


O desenho que fiz pra comparar saiu do sketchbook, um material que eu acho muito importante pra todos que desenham, aqui está a versão atual deste velho desenho : 


Várias coisas mudaram, pose, anatomia, idade. Eis que surge uma dúvida quanto a tudo isso, eu evolui ? meu traço continua com estilo e se compensa seguir esse estilo? Se evolui, no que foi?

Gostaria muito que se você leu até aqui, por favor critique. e se puder responder as perguntas acima eu ficaria muito feliz.

Obrigado
Bruno Mutt

3 comentários:

  1. Cara, evoluiu bastante!
    Acho que a parte mais notável é o rosto, mas claro que a anatomia melhorou horrores também!
    Acho também que você eliminou detalhes que não eram tão importantes e deixaram de sujar o desenho, e adicionou outros que se faltassem ficaria com cara de amador!
    Boa!

    ResponderExcluir
  2. É muito bacana ver os antes e depois, às vezes é mais drástico que aqueles comerciais pra perder peso.
    Acho que você tá dominando muito mais os volumes e dinâmica dos movimentos, além do que o iron falou, claro.
    Muito bom!
    Quanto ao estilo é uma coisa que depende muito dos nossos gostos. Evolui junto com a técnica mas independe dela, e muda ou evolui conforme o tempo passa, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Dá pra sentir a evolução de olhar pro rosto e pro braço. No desenho antigo o rosto está bem plano, sem muitos detalhes, no atual tem bem mais dimensão.
    E o braço do desenho atual tem traços que dão muito mais força pro desenho do que os do desenho anterior, dá pra ver que você sabe o que tá fazendo!
    É isso aí meu caro =) gostei da atitude de começar um blog com seus sketches! Abraço

    ResponderExcluir